FOTOS VITTALISA

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Giovanna Antonelli conta segredos de beleza




Giovanna Antonelli, que entrará em "Viver a vida", posa para a capa da revista "Shape". Aos 33 anos, a atriz conta que seu corpo está muito melhor do que há dez anos.  O segredo? Pilates.
- O pilates fez bem para o meu corpo e para a minha saúde -  diz Giovanna, que ainda pratica uma série de exercícios diversificados diariamente, além de 40 minutos de transport (aparelho que simula os movimentos do esqui na neve)


Outro segredo de beleza, para ela, é a maternidade.
- Meu filho é minha razão de existir - diz Giovanna, referindo-se a Pietro, fruto de seu casamento com Murilo Benício.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Filtro Solar





REAPLIQUE O FILTRO SOLAR

Quem usa hidratante anti-idade à base de ácidos ou está se submetendo a algum tratamento estético, como peeling ou laser, já sabe: deve redobrar os cuidados com o sol. E não basta passar o protetor solar apenas pela manhã, antes de sair de casa. Reaplicar o produto é fundamental para evitar manchas e prevenir os danos causados pelos raios UVA e UVB. Siga o nosso checklist para ficar sempre protegida no dia a dia, seja no trabalho ou durante a atividade física ao ar livre.


NO TRABALHO

* Passe filtro solar sempre que sair para o almoço a pé ou se precisar dar um pulinho ao banco.
* Escovou os dentes e exugou a boca? O filtro, principalmente na área do buço, pode ter saído na operação-limpeza...
* Quem fica muito tempo na frente do computador ou debaixo de luz fluorescente tem de repetir a dose do creme a cada 3 horas. Esse tipo de iluminação provoca manchas.

NA CAMINHADA OU NA CORRIDA AO AR LIVRE

* Para se exercitar no parque, na praça ou no calçadão, precisa, sim, usar protetor solar.
* Malhação terminada, hora de reaplicar o cosmético, principalmente se é do tipo que transpira muito.
* Você matou a sede e , de quebra, jogou uma água no rosto para refrescar. Vai ficar mais um pouco sob o sol? Já sabe o mantra: tem reaplicar o filtro solar.

FONTE: REVISTA BOA FORMA/ SETEMBRO 2009 por Debora Lublinski

 Enviado pela Dra. Gleisa de Fátima Santiago dos Santos (Estética Vittalisa);

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Corrida Perigosa



A baixa umidade e a inversão térmica típicas do inverno, que dificultam a dispersão dos poluentes, são um problema e tanto para quem pratica atividades ao ar livre, sobretudo em áreas de tráfego intenso. Durante os exercícios, a quantidade de ar inalada é até vinte vezes maior que em repouso, o aumento no volume de gases nocivos aspirados nesta época do ano pode causar a contração dos brônquios, o que diminui a capacidade respiratória. Segundo o pneumologista Ubiratan de Paula Santos, do Incor, meia hora de atividades em regiões com grande concentração de monóxido de carbono, gás tóxico emitido pelos escapamentos dos carros, equivale a fumar dez cigarros. “Alguém com problema cardiovascular está arriscado a sofrer uma arritmia cardíaca e até morte súbita.”
Os poluentes também comprometem o rendimento. Foi o que mostrou uma pesquisa com 25 bombeiros saudáveis, não fumantes, que praticavam atividades regularmente, em um teste físico aplicado nos municípios de Bertioga e Cubatão. Verificou-se uma freqüência cardíaca mais elevada e um aumento maior da pressão arterial após a prova realizada em Cubatão, cidade com altos níveis de contaminação do ar, em comparação com o registrado em Bertioga. Para a analista financeira Meira Mombeli, que costuma correr no canteiro central de uma avenida da Zona Leste. O ar fica um pouco melhor pela manhã, quando há menos carros na via. “Mas, mesmo que eu tenha de me exercitar no fim da tarde, acho mais interessante do que ir para a academia”, conta.
Em áreas verdes, a situação não é animadora. Um estudo da engenheira florestal Ana Paula Garcia Martins, doutoranda do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da Universidade de São Paulo, mostrou que cascas de árvores situadas nas bordas dos parques Ibirapuera, Aclimação, Luz, Previdência e Trianon apresentam três vezes mais concentração de ferro, zinco, enxofre e cobre que as da vegetação localizada no centro dos mesmos lugares. “Como as pistas de corrida normalmente ficam próximas ás áreas externas, as pessoas acabam respirando ar contaminado como quem está do lado de fora”, diz Ana Paula. É importante frisar que ninguém precisa deixar de fazer exercícios em ruas e parques por causas desses problemas. “A 150 metros de grandes avenidas, o ar já apresenta uma melhora considerável”, afirma o médico Paulo Saldiva, coordenador do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da USP.

Fonte: (Simone Costa, Veja São Paulo, 01.07.2009. Adaptado)

Enviado pela Dra. Fernanda de Oliveira Leite (professora de pilates da Vittalisa);

Andropausa

fonte : http://www.flexuspilates.blogspot.com/




A ANDROPAUSA OU CLIMATÉRIO VIRIL são termos usados para designar um quadro clínico de diminuição do hormônio masculino testosterona, que ocorre em uma parcela significativa de homens acima de 60 anos ou mesmo um pouco antes, a partir dos 50 anos. Determinados hábitos de vida e o stress psicogênico são alguns dos fatores contribuintes para esta ocorrência mais precoce.
O hormônio masculino testosterona é produzido por células nos testículos, que são estimulados por hormônios produzidos pela hipófise. Na adolescência, é responsável pelas características sexuais, como desenvolvimento do pênis, aumento dos pelos, mudança de voz e aumento da massa muscular. O testículo é responsável por 90% da produção de testosterona. Entre os fatores que podem determinar a andropausa está a falência e atrofiamento do testículo, que pode ocorrer em qualquer idade e causar a queda na produção do hormônio masculino. A diminuição da testosterona pode ser determinada também quando a hipófise para de exercer sua função de estimular os testículos.
A andropausa não é um processo isolado, mas parte de outro mais amplo que é a senescência, a qual ocorre a partir de várias idades e por uma série de fatores variados, dos quais o mais importante é a hereditariedade. Na senescência ocorre uma série de alterações nos níveis circulantes de hormônios, neurotransmissores, vitaminas e diversas outras substâncias, sendo que algumas destas alterações bioquímicas colaboram para o declínio da função androgênica do homem idoso.
A base fisiológica que fundamenta a variação individual nos níveis de testosterona observada em qualquer idade não está ainda bem elucidada. Além do próprio processo de envelhecimento, existem fatores fisiológicos e outros relacionados ao estilo de vida (alimentação, atividade física, sexualidade etc.) que influenciam a variabilidade destes níveis, e que devem ser considerados na avaliação do homem idoso. A hereditariedade é um deles.
Quanto aos fatores relacionados ao estilo de vida, uma dieta vegetariana e rica em fibras parece estar associada a níveis mais elevados de testosterona do que uma dieta a base de carnes com altos conteúdos lipídicos.
O tabagismo parece favorecer os níveis de testosterona em cerca de 5% a 10% em relação a não-fumantes jovens ou idosos. No entanto, análises de multirregressão variada indicam que fumar mais de 10 cigarros por dia leva a uma andropausa mais precoce, trazendo o início da mesma para menos de 50 anos.
O abuso de drogas e de álcool também pode acentuar o decréscimo de testosterona próprio da idade. O estresse, tanto físico quanto psíquico, é um potente redutor androgênico. Também há indícios de que o estresse psicogênico e a depressão em homens não idosos possam contribuir para um quadro de andropausa cada vez mais precoce.
Mesmo que a senescência reduza os níveis de testosterona, doenças intercorrentes nesta fase podem acentuar o declínio da produção do hormônio. O infarto agudo de miocárdio e as cirurgias causam declínios transitórios, ainda que intensos da testosterona livre. Já doenças crônicas induzem reduções mais prolongadas. Homens idosos com diabete tipo 2 têm níveis reduzidos de testosterona. A insuficiência renal crônica, a síndrome de apnéia noturna e algumas patologias endócrinas também podem intensificar o quadro de hipoandrogenismo no homem idoso.
Sintomas da andropausa:
• Diminuição da massa muscular
• Aumento do peso, sobretudo, aumento da gordura abdominal (principalemente visceral)
• Tendência à anemia e osteoporose
• Diminuição do interesse sexual
• Queda dos pêlos sexuais
• Dificuldade de ereção
• Maior sonolência
• Dificuldade de concentração
• Problemas de memória e dificuldade de concentração
• Apatia e depressão
Para verificar o possível quadro de andropausa, devem ser feitos testes de sangue, que medem o índice de testosterona livre e total e o nível de prolactina, que, se elevado, reduz a testosterona.
Os testes de ereção devem ser feitos por um urologista e deve ser medida a densidade óssea (densitometria óssea). Os homens com idade acima dos 40 anos devem realizar a medição de testosterona regularmente, principalmente se apresentar diminuição do interesse sexual e dificuldade de ereção associados ou não aos demais sintomas.
A estimulação da secreção hormonal pelo próprio corpo e a reposição hormonal é fundamental para que os homens com andropausa possam levar uma vida normal. O paciente então pode se beneficiar com o aumento da massa muscular, diminuição da proporção de gordura e combate a anemia e osteoporose, aumento do libido. Porém, se houver exagero no uso, pode haver crescimento das mamas, aumento do numero de glóbulos vermelhos no sangue, retenção de agua e sais minerais, aceleração do crescimento de tumores na próstata (pacientes que fazem reposição devem fazer uma avaliação da próstata a cada 6 meses). O uso na forma de reposição não induz a formação do tumor e sim apenas estimula seu crescimento. Por isso a necessidade dos exames periódicos para fazer diagnóstico precoce.
É importante ressaltar que as mudança dos hábitos alimentares, com a supressão dos açúcares, o equilíbrio entre os lipídios ingeridos, a perda de peso, exercícios físicos regulares e o monitoramento dos índices hormonais são a chave para o restabelecimento de um padrão de vida.
A isso, o PILATES se insere como um excelente aliado para trazer benefícios e auxiliar o equilíbrio na produção dos hormônios, aumentar a resistência imunológica, equilibrar as funções orgânicas e promover a reparação celular.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Luiza Brunet posa seminua e atribui a boa forma ao pilates



Aos 47 anos, Luiza Brunet posou seminua e arrasando para a revista “Boa Forma”. A morena, que é vista quase todos os dias andando no calçadão de Ipanema, atribuiu o corpo perfeito também ao pilates. A ex-modelo diz que, além de definir a barriga, um dos principais alvos do pilates, outras áreas saíram ganhando (e muito).
“Notei resultado até nos braços” – afirma. “Eles, que sempre foram redondinhos, estão mais desenhados. Estou ficando com os braços dos meus sonhos!”
Ela pondera, entretanto, que não adianta esperar milagres:
“Nunca fui magérrima, tenho estrutura grande. Saber que jamais serei fininha já é meio caminho andado para atingir o meu objetivo e ficar satisfeita com a minha forma física. De resto, com disciplina, paciência e boa vontade, a gente chega lá. ”

Referência : http://oglobo.globo.com/cultura

terça-feira, 22 de setembro de 2009

EQUILÍBRIO NA VITTALISA

Agora sim Dra. Heloisa podemos dizer que você está em cima da bola....equilibrando. Um exercício de força e muita concentração.

Quem será a próxima ou o próximo a realizar o mesmo feito??

Fica ai o nosso desafio!!




Dra. Heloisa Barbosa Pudo equilibrando na bola de pilates;

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Aliados da boa postura

Referência: http://www.opovo.com.br/opovo/cienciaesaude/881234.html





Eles são os grandes aliados da postura correta. A Reeducação Postural Global (RPG) e o pilates são alguns dos mais modernos métodos de fisioterapia que trata a desarmonia do corpo. À primeira vista, a sessão pode se assemelhar a um regime de tortura por causa dos alongamentos ou equipamentos com muitas molas. Mas é só olhar com um pouco mais de atenção para perceber que não é bem assim.
A RPG, por exemplo, é indicado não só para quem sente dores, mas também para quem busca o equilíbrio. Afinal, a coluna vertebral é a maior responsável por manter nosso corpo em pé. São 33 vértebras (sete cervicais, 12 torácicas, cinco lombares, cinco sacrais e quatro no cóccix), uma sobre a outra, que necessitam de cuidados. O tratamento consiste em manipulações vertebrais e de membros, visando a liberação e o alongamento total de músculos, que com o passar do tempo ficaram encurtados e causaram os desvios posturais.

A RPG foi criada em 1980 pelo francês Philipe Souchard e ganhou repercussão mundial após mostrar que poderia ser eficaz no fortalecimento da estrutura óssea e dos músculos que sustentam a coluna. Atualmente, a técnica é ministrada para fisioterapeutas na França e em mais oito países, incluindo o Brasil. A RPG trabalha com posturas de alongamento, com finalidade terapêutica ou preventiva.

Já o pilates entra como prevenção, terapia e exercício. Além de fisioterapeutas, educadores físicos também estão capacitados a aplicar o pilates. Inclusive porque o criador, Joseph Pilates, tinha uma visão aprofundada de fitness. Por isso, o método é usado por pessoas que não têm patologia alguma e o praticam como forma de condicionamento físico. Diferente da RPG, que é voltado para o tratamento de patologias relacionadas com a coluna.

No pilates, a resistência é graduada por molas. Além de uma postura mais bonita, o abdômen ganha uma maior tonacidade. “Os movimentos estão diretamente relaciona nal”, acrescenta a fisioterapeuta Karla Meireles. São mais de 500 tipos de exercícios físicos baseados na crença de que a pessoa é uma unidade integrada do corpo com a mente.

A atriz Jaqueline Delabona, que interpretou Rhada, mãe protetora de Shivani (Thaila Ayala), em Caminho das Índias mostra sua beleza para a revista Boa Forma deste mês

Depois de sentir o gostinho do sucesso, em Caminho das Índias, a atriz Jaqueline Delabona, que interpretou Rhada, mãe protetora de Shivani (Thaila Ayala), mostra sua beleza para a revista Boa Forma deste mês. Aos 41 anos, ela revela que pilates e yoga são os segredos para manter o corpo após o nascimento de sua filha Natália, de três anos de idade.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

A prática de uma forma terapêutica pode ajudar a amenizar dores nas costas

A prática de uma forma terapêutica de ioga, enfatizando o alinhamento adequado do corpo, pode ajudar a amenizar dores nas costas, segundo novo estudo publicado na revista médica Spine. Avaliando 90 adultos com idades entre 18 e 70 anos e que apresentavam dores lombares, os pesquisadores observaram que o grupo que praticou ioga por 24 semanas teve melhores resultados em relação à dor e à mobilidade, além maior redução nos sintomas de depressão, comparados àqueles que fizeram tratamento convencional.
Os resultados não indicam que qualquer tipo de ioga pode ajudar contra as dores nas costas. No estudo foi utilizada uma ioga terapêutica chamada lyengar, que foi monitorada por um profissional certificado para esse tipo de abordagem contra lombalgias. Por isso, os autores recomendam que os interessados nesse tipo de terapia procurem profissionais com experiência em ajudar os pacientes a ajustar as posturas às suas necessidades.
De acordo com os especialistas há uma lógica na escolha das posições e sequências de ioga utilizadas no estudo. Devido ao fato de que todos os músculos que agem sobre a pélvis podem afetar a dor lombar, as aulas foram focadas nesses músculos, com posturas que “abriam” os quadris e alongavam a parte de trás das pernas. “Acreditamos que os pacientes com lombalgia precisam estar engajados na sua recuperação”, concluíram os autores.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Com quase 102 anos, Dona Canô é adepta do pilates

Referência: http://correio24horas.globo.com/noticias/noticia.asp?codigo=35431&mdl=50





Redação CORREIO
Prestes a completar 102 anos, no próximo 16 de setembro, Dona Canô mostra um dos segredos de sua vitalidade: não ficar parada, nunca! Mãe de Nicinha, Clara Maria, Maria Isabel, Rodrigo, Roberto, Caetano, Maria Bethânia e Irene, ela segue uma rotina de execícios físicos com o pilates três vezes por semana em casa.
“A médica aconselhou exercícios depois que ela sofreu uma queda. Mas agora está tudo bem, graças a Deus, e ela continua com o pilates”, contou a filha Maria Isabel, a Mabel.
Dona Canô se exercita três vezes por semana com a ajuda de uma médica que vai de Salvador até Santo Amaro da Purificação para orientá-la. Ela possui uma barra afixada em seu quarto e também faz alguns exercícios com uma bola própria para pilates.

Além da rotina de exercícios, Dona Canô está às voltas com a preparação da comemoração de seu centésimo segundo aniversário.
No dia 16, os festejos começam com uma missa na Igreja de Nossa Senhora da Purificação, às 10h. Depois, acontece o almoço com a presença de todos os filhos, netos e bisnetos na casa da matriarca, o famoso caruru de Dona Canô. A vizinhança também costuma passar pela casa dela para festejar, e a comemoração de intenção simples acaba virando festa da cidade.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

RPG no combate às gorduras localizadas

Referência: www.globo.com
Uma gordurinha aqui, outra acolá... Qual é a mulher que não sofre com essas gordurinhas localizadas? Pois saiba que uma postura correta pode ser um bom remédio pra isso.
O que é RPG? "Reeducação Postural Global. É um método da fisioterapia que busca corrigir as deformidades dos músculos e dos ossos", responde o fisioterapeuta Oldak de Barros.
Philippe Souchar criou a RPG na França em 1990. Dos oito mil fisioterapeutas de dez países que já se especializaram no seu método de reeducação da postura do corpo, quatro mil são brasileiros. 
No Brasil, a RPG ganhou um outro objetivo: estético. É que as brasileiras descobriram que arrumando a postura, elas podem se ver livre daquelas gordurinhas localizadas indesejáveis.
Vá pra frente do espelho e fique de perfil. Se você achar que precisa de uma plástica para aumentar o bumbum, ou diminuir a barriga ou ainda aumentar os seios, saiba que uma paciente de RPG, só arrumando a posição da coluna, conseguiu tudo isso de uma só vez!
"A gordura se localizou em algumas determinadas regiões, normalmente por pouco uso dessas regiões. Na medida que você ajusta as articulações e os músculos, você tende a aumentar o uso daquela região, fazendo com que essa gordura se espalhe", analisa Oldak.
Depois de um ano fazendo RPG, a administradora de empresas Fabiana Esper desistiu de fazer uma lipoaspiração na barriga. "Eu fiquei grávida duas vezes seguidas, minha barriga flácida e um pouco pra frente. Quando colocava uma roupa, ficava pouco elegante", conta Fabiana.
Os exercícios de RPG corrigiram a posição da bacia. O resultado foi aprovado.
Na rua, o fisioterapeuta mostrou como prejudicamos nossa postura no dia a dia. Carregar a bolsa, por exemplo, pode levantar mais um ombro do que o outro!

"Isso pode criar um desvio na coluna e um acúmulo de gordura localizada na lateral da cintura. A solução seria ter o peso na mão e não no ombro", avalia Oldak.
A mesma coisa acontece com quem apóia o corpo mais em uma perna do que na outra. Agora, é a barriga que vai pra frente.
No consultório, o fisioterapeuta mostra que, em certos casos, dá até pra levantar os seios com RPG!
"No momento que eu corrijo o ombro, trago ele para trás e abaixo, obrigatoriamente eu levanto o posicionamento do seio. Às vezes eles acham que modificando o posicionamento dos seios através de uma prótese seria o resultado, quando muitas vezes não. O problema está no posicionamento dos ombros".
E o bumbum?
"Com RPG eu posso recriar a posição do bumbum original. Isso em qualquer mulher que tenha uma retração desses músculos atrás das pernas. Normalmente quem tem bumbum caído é porque tem essa retração".
O criador da RPG faz questão de alertar: RPG é para corrigir postura e é eficaz na eliminação das gordurinhas só nos casos em que elas são causadas por problemas de postura: "Nós não criamos deformação. Estamos aqui para corrigir as deformações".

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Considerada a ginástica mais eficiente de todos os tempos

Considerada a ginástica mais eficiente de todos os tempos, o método Pilates é uma técnica de construção corporal que conquistou o mundo por garantir a seus adeptos um corpo definido, flexível e saudável.

Tudo começou com o alemão Joseph Humbertus Pilates, que por ser uma criança debilitada (raquitismo, asma, febre reumática), se interessou pelas práticas esportivas e pela anatomia, onde começou a desenvolver seus exercícios. Durante a 1ª Guerra Mundial Pilates foi exilado na Ilha de Man, dando continuidade aos seus exercícios, experimentou usar molas ligadas às camas hospitalares e constatou que as mesmas poderiam beneficiar na prevenção, condicionamento
e reabilitação dos pacientes. Foi como nasceu a técnica de Pilates. A finalidade do método é ensinar as pessoas com idade acima de 12 anos, sem limite para parar e qualquer nível de aptidão física, a entenderem melhor o corpo e usá-lo de maneira correia, proporcionando-lhes melhor rendimento e bem-estar em suas atividades diárias e profissionais. Mas para obter os benefícios do Pilates, o aluno deve ter disciplina e seguir rigorosamente o método.

Para transformar desequilíbrio em equilíbrio é fundamental usar a mente em favor do corpo. "O Pilates além de exercício físico é um exercício mental, necessitando um ambiente calmo que possibilite trabalhar concentração e respiração, que estão entre os princípios fundamentais", afirma a fisioterapeuta presidente da Associação Brasileira de Pilates (ABP), Solaine Perini.

BENEFÍCIOS - O método Pilates promove controle do movimento e melhora da postura, da respiração, da vitalidade física e consequentemente, melhor percepção de si mesmo por meio da orientação do professor. A incorporação do Pilates nos exercícios de solo, bola e aparelhos permitem ao aluno o alongamento, flexibilidade e força muscular utilizando-se de todos os grupos musculares e também mobilidade das articulações.

A seleção dos exercícios é realizada de acordo com as necessidades individuais de cada paciente, tanto nos movimentos básicos quanto nos intermediários ou avançados. Desde dores nas costas a
redução de celulite, estrias, medidas, tonificação muscular, reabsorção de hematomas, melhora na concentração, correção corporal, alongamento e flexibilidade, alívio de tensões e estresse. "Na décima sessão, o aluno nota a diferença em si, depois de 20 aulas, as pessoas observam as diferenças, depois da trigésima sessão a pessoa já está com outro corpo", diz Solaine citando Pilates.

Já se sabe que o método responde de forma adequada às necessidades das gestantes, enfatizando a estabilidade e o conforto através da posição deitada, com a finalidade de evitar o comprometimento postural, que ocorre devido a força da gravidade quando em pé, além de tornar o pós-parto mais tranquilo e rápido. É importante lembrar também que a gestante precisa de alguns cuidados mais específicos em relação a não-realização de exercícios e orientamos
que, após o terceiro mês o Pilates é indicado desde que não tenha intercorrências na gestação. Além disso, melhora o desempenho sexual no caso tanto de homens quanto mulheres, pois fortalece o músculo do assoalho pélvico - períneo.

Fonte: Jornal DIÁRIO DE CANOAS

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Bosu balance trainer - Acessórios que incrementam as aulas de pilates


Uma novidade nas aulas de pilates é a utilização do Bosu Balance Trainer. Este aparelho é uma meia bola que contém uma base estável. Seu principal objetivo é melhorar o equilíbrio e a estabilidade do aluno, aumentando o grau de complexibilidade dos exercícios propostos nas aulas. O Bosu pode ser usado suportando as pessoas sentadas, ajoelhadas e até mesmo pulando em cima do acessório.
A Vittalisa utiliza esse e outros acessórios que otimizam os benefícios do pilates, tais como:
Bosu balance trainer
Overball
Toning ball
Elástico
Foam roller

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Em defesa das terapias complementares

 

O clínico-geral americano Moshe Frenkel, 55 anos, que integra o time do MD Anderson Cancer Center, um dos mais renomados centros oncológicos do mundo, conta por que defende e pesquisa o uso desses métodos para apaziguar as dores provocadas por um tumor, tanto as físicas quanto as da alma

por Kátia Stringueto
design Letícia Raposo
ilustração Rubens LP

 Em junho passado, o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, trouxe dos Estados Unidos o médico Moshe Frenkel para uma palestra sobre câncer. Mas o assunto não teve o viés cartesiano que se espera ouvir de um cientista. Frenkel transita em outra zona, a que se passa entre a mente e o coração do paciente. Diretor do Programa de Medicina Integrativa do MD Anderson Cancer Center, reputado centro médico localizado em Houston, no Texas, esse clínico-geral que se especializou em cuidados paliativos oncológicos entende que é possível oferecer bem-estar a quem tem a doença mesmo na ausência de uma cura. E busca todos os métodos para isso. Não à toa, o MD Anderson se tornou expoente na combinação do que há de melhor no tratamento convencional do câncer com as técnicas que abrandam as dores e temores impossíveis de tratar com quimioterapia. 

Quando falamos em medicina integrativa, nos referimos a uma nova abordagem. São propostas de prevenção e de bem-estar que atendem às necessidades físicas, mentais e espirituais do paciente e envolvem o uso de ervas, acupuntura, massagem, ioga, meditação, gi gong [método oriental que mescla exercícios de postura e respiração] e outras técnicas de relaxamento. Nos Estados Unidos, isso é muito popular. A cada dois ou três meses, um dos principais jornais divulga uma notícia a respeito de um estudo que envolve essa corrente da medicina.

 veja matéria completa no site: http://saude.abril.com.br/edicoes/0314/bem_estar/conteudo_491594.shtml