FOTOS VITTALISA

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Pilates - O método e seus benefícios


Segundo a Dra. Heloisa Barbosa Pudo (crefito 61465-F), pilates é uma terapia de exercícios que busca reestruturar o corpo em nível neuromuscular.
Desse modo, o indivíduo estará melhorando a postura, o alongamento, a força, a coordenação motora, a flexibilidade, o equilíbrio e ainda, a definição muscular, que se dá a partir da musculatura profunda e depois atinge as camadas mais superficiais.
O método se baseia em seis princípios básicos: a concentração, a respiração, o alinhamento postural, o controle motor, a eficiência do movimento e a fluência, que é aquele movimento lento e tranqüilo.
O Pilates pode ser praticado por qualquer pessoa, inclusive gestantes e pessoas com problemas de coluna. “Hoje, os médicos já estão indicando essa terapia como reabilitação.
Com o Pilates, pode-se tratar males como hérnia de disco, lombalgia, escoliose, dentre outros”, conta a fisioterapeuta.
Heloisa lembra que o Pilates é um método que respeita os limites do aluno, portanto as pessoas de idade mais avançada podem praticá-lo sem maiores complicações.
Deixe a preguiça de lado e coloque esse corpo para trabalhar: você vai adorar o bem estar que o Pilates proporciona.
A clínica Vittalisa possui horários de aulas de pilates (individual, dupla ou grupo de 7 pessoas) de segunda a sexta das 7:00h às 22:00 e aos sábados no período da manhã.

Pilates fortalece musculatura na gravidez

 http://www.educacaofisica.com.br/noticias_mostrar.asp?id=7031

Grávidas podem fazer exercícios físicos específicos e moderadamente. É bom para a mãe, para o bebê e para a preparação do parto. Uma das modalidades recomendadas é o Pilates, já que as mudanças que ocorrem na gestação não são apenas hormonais e emocionais, são também posturais. À medida que avança, as alterações em músculos, articulações e coluna vertebral também progridem.

 "O método Pilates é um programa de exercícios que pode trazer conforto à gravidez e ao parto, com foco na estabilidade da musculatura postural e do assoalho pélvico e no fortalecimento e alongamento suave dos músculos", diz a ginecologista e obstetra Juliana Lima de Araújo. "Melhora a concentração, a força postural, o equilíbrio, a coordenação e a qualidade dos movimentos, sem sobrecarregar as articulações. Consequentemente auxiliará a prevenir as dores lombares, ombros caídos e tensão no pescoço", continua.

Porém, os trabalhos científicos sobre Pilates na gestação são, na sua maioria, realizados pela área da fisioterapia; sendo raros os estudos pela obstetrícia. Mas os benefícios da atividade na gravidez estão sendo cada vez mais estudados e reconhecidos.

Parto fortalecido

"Além do estrogênio e da progesterona, outro hormônio, chamado relaxina também se eleva na gravidez. A relaxina proporciona maior mobilidade aos ligamentos, permitindo a estabilidade das articulações", explica a médica. "As articulações que conectam os ossos da pelve tornam-se mais frouxas e alongadas, preparando-se para o parto. Contudo, a estabilidade articular é reduzida", conta Dra. Juliana.

O método Pilates incentiva o controle muscular postural, que compensa os ligamentos enfraquecidos, ajudando a evitar os problemas comuns nas articulações e a tensão lombar. As técnicas de respiração trabalhadas no Pilates também ajudam a relaxar e respirar com mais eficiência, induzindo a calma e reduzindo de forma eficaz os níveis do cortisol, que é o hormônio do estresse.

A diretora técnica do CGPA Pilates, Cristina Abrami, explica como o método pode ajudar a gestante: "Inúmeros estudos científicos comprovaram a importância da atividade física durante a gravidez. Mas, vale lembrar, que nem toda atividade é indicada. Neste período, a mulher requer atenção especial na elaboração de um plano de exercícios que fortaleça seu corpo, prevenindo dores decorrentes do progressivo ganho de peso e respeitando as limitações impostas pela gestação".

Assoalho pélvico

Entre os 500 exercícios do Pilates, cerca de 200 são indicados para a mulher gestante. Outro grupo de músculos importantes durante a gestação que é trabalhado pelo Pilates são os do assoalho pélvico. Esses agem como uma espécie de rede, passando do osso púbico na frente da pelve para o cóccix nas costas e saindo em cada lado do ísquio (ossos de sentar).

A uretra, a vagina e o ânus separam esta faixa de músculo semelhante a uma rede. Ao redor da uretra, da vagina e do ânus, existe um músculo em forma de "8" chamado pubococcígeo. Fortalecer este músculo é fundamental para prevenir possíveis problemas nos intestinos e bexiga.

Benefícios de um assoalho pélvico fortalecido:
:: Melhora a capacidade de estirar e relaxar com mais facilidade durante o parto;
:: Melhora a circulação para a região pélvica;
:: Promove a rápida recuperação e cicatrização, auxiliando na reconquista de boa qualidade muscular após o parto;
:: Previne a incontinência urinária por esforço;
:: Apóia os órgãos da pelve;
:: Previne o mau alinhamento das articulações do quadril e sacroilíacas (que formam uma interligação entre a parte posterior da pelve e os ossos do quadril);
:: Promove a estabilidade da musculatura postural.

Reeducação alimentar antiestresse: alimentos com sinal vermelho, amarelo e verde

 http://www2.uol.com.br/vyaestelar/nutricaofuncional.htm

Uma dieta equilibrada é fundamental para manter a saúde e ajudar a reduzir o estresse. Alguns alimentos e bebidas agem como grandes estimulantes, sendo uma das causas do estresse.

Não importa o tipo de agente estressor que a pessoa esteja exposta: estresse no trabalho, em família, doença, excesso de atividade física, etc. O corpo sempre responde sistemicamente elevando os níveis de cortisol - conhecido como hormônio do estresse.Com o passar do tempo, o excesso de cortisol produzido pode reduzir a eficiência do sistema imunológico e favorecer o ganho de peso, entre outras questões.
Sinal vermelho (máxima atenção)
Cafeína e bebidas contendo cafeína como mate, chá preto, ice tea, refrigerantes à base de cola e chocolate. A cafeína aumenta a liberação de adrenalina que favorece os sintomas de estresse. Além disso, ela consegue interferir aumentando a pressão arterial, provocando taquicardia e reduzindo o metabolismo quanto tomada em excesso. Prefira beber o café mais fraco solúvel ou descafeinado (sempre evitando o expresso onde a concentração de cafeína é mais alta). Procure não ultrapassar duas xícaras/dia.
Bebidas alcoólicas

O álcool é um dos maiores causadores do estresse. O álcool estimula a liberação de adrenalina aumentando a tensão nervosa e a irritabilidade e insônia. Além disso, tem efeito diurético, deixando o organismo em estado de desidratação, o que é percebido como um agente estressor e para combater isso é liberada grandes quantidades de cortisol (hormônio do estresse). Deixe o consumo de bebida alcoólica para eventos sociais nos finais de semana.
Sal

Além de aumentar o estresse sobre as artérias, aumentando a pressão arterial, depleta ("reduz ou esvazia") a glândula que nos ajuda a lidar com o estresse (chamada suprarrenal) nos tornando muito mais susceptíveis a tensões nervosas. Procure eliminar da sua alimentação embutidos (presunto, mortadela, salsicha, linguiça, salame), bacon, carne seca, “nuggets”, e outros alimentos prontos), enlatados, temperos prontos industrializados, salgadinhos industrializados. Realce o sabor das preparações usando ervas, suco de limão, vinagre e ingredientes frescos sempre que possível.
• Açúcar

Aumenta a energia momentaneamente, levando à exaustão da glândula defensora do estresse, causando exaustão, baixa concentração, irritabilidade e depressão. Além disso, é fonte vazia de nutrientes essenciais, não somente contribui para não nutrir como ainda consome nutrientes essenciais para ser aproveitado. Para garantir bons níveis de energia procure comer regularmente.
Ficar muitas horas sem comer

Procure não passar de 3 horas de intervalo entre as refeições sempre incluindo um lanche intermediário, pois quando os níveis de açúcar abaixam muito no sangue, o corpo libera adrenalina que aumenta os sintomas ansiedade e estresse.
Sinal amarelo (fique de olho, tenha cuidado)
Carboidratos refinados

Pão branco, arroz branco, biscoitos, etc. elevam a glicose de maneira rápida, mas depois de um período do seu consumo a falta de energia é evidente. Além disso, são pobres em fibras e não garantem boa nutrição. Para evitar os altos e baixos nos níveis de energia prefira alimentos mais integrais como pão integral (quanto mais farinha integral, melhor), farinha integral ou farelos no preparo de pães, biscoitos ou bolos, arroz e cereais integrais.
Leite e laticínios

Procure limitar o consumo de leite e derivados de leite no seu cardápio diário. O consumo exagerado desse grupo de alimentos fez com que o organismo tenha baixa tolerância à sua digestão, o que sobrecarrega o organismo que gasta energia e se estressa tentando lidar com essa molécula mal digerida. A proteína intacta causa inúmeros problemas de saúde como enxaqueca, irritabilidade, cansaço, alterações na função digestiva e intestinal, sinusite, rinite, etc.
Carne vermelha

Por ser muito rica em proteínas favorece a produção de adrenalina e noradrenalina responsáveis por aumentar a tensão nervosa, ansiedade e estresse. Procure limitar a porção de carne vermelha e a frequência no consumo, sendo ideal até 2 a 3 vezes/semana.
Alimentos industrializados
Ricos em corantes, conservantes, aromatizantes, etc. devem ser consumidos com muita atenção, pois sobrecarrega o organismo que para lidar com essas substâncias “estranhas” gasta energia e sua reserva de nutrientes essencial ficando enfraquecido e estressado. Consuma esporadicamente, mas no dia-a-dia prefira alimentos frescos e naturais.

Sinal verde (use e abuse!)
Água

Beber 8 copos de água ao dia é especialmente importante para aqueles sob estresse. Quando se está desidratado você se sente mais exausto e reage mais negativamente ao estresse. Não espere ter sede para beber, pois a sede já é um sintoma de um organismo pouco hidratado. Os sintomas de desidratação incluem: tontura, moleza, náuseas e dor de cabeça.
Equilibrio da flora intestinal

Adicione fibras provenientes da aveia, linhaça, grãos integrais, leguminosas (feijão, soja, lentilha), mastigue bem os alimentos, incluia leites fermentados, evite beber líquidos às refeições e coma várias vezes. Essas são algumas das medidas necessárias para manter o intestino saudável. O equilíbrio do intestino é essencial para melhorar a constipação intestinal (intestino preso) causada pelo estresse. Já notou que nos dias de maior pressão e preocupação seu intestino funciona pior?
Alguns alimentos auxiliam no combate ao estresse, tenha-os sempre por perto

Aipo: Reduz a liberação de hormônios do estresse que promovem o estreitamento dos vasos. Contém nutrientes que acalmam (niacinamida). Usar 2 a 4 talos ao dia especialmente antes de dormir para ajudar no sono.
Gengibre: melhora a digestão, aumentando absorção dos nutrientes tão importantes para manter o estresse sob controle. Utilize-o na forma de chá ou na comida.
Arroz e grãos integrais: auxilia na síntese de serotonina, melhorando o humor e aliviando o estresse. alem disso são ricos em vitaminas do complexo B, que são uma das mais importantes para tonificar a glândula suprarrenal e evitar a liberação de cortisol demais.
Repolho: Rico em vitaminas antioxidantes (A, C , E, betacaroteno e Selenio) que combatem os radicais livres produzidos pelo estresse e ajudam na fabricação da serotonina – melhora do humor!.
Frutas ricas em antioxidantes: importantes nutrientes para estimular o sistema imunológico. Dê preferência para aquelas ricas em vitamina C que também evitam a liberação do excesso de cortisol como morango, goiaba, acerola e laranja.
Alho: ajuda na eliminação de toxinas do organismo melhorando o fluxo de hormônios, o estresse e o humor. Tem atividade antibiótica, antifúngica, antiviral, provoca melhora da pressao arterial e colesterol.
Chás: Nutrem o sistema nervoso e glandular. Camomila, erva-cidreira, ginseng, alcaçuz, valeriana e maracujá.
Sementes de girassol: ricas em vitaminas do complexo B, zinco, potássio. Repõe os nutrientes perdidos com o estresse.
Amêndoas: ricas em magnésio que é importante para o funcionamento da glândula responsável por lidar com o estresse. Baixos níveis do mineral se manifestam com tensão nervosa, ansiedade, irritabilidade e insônia. Deixe-as de molho de véspera para facilitar a digestão.
Semente de gergelim, girassol e abóbora: são ricas em zinco. A necessidade por zinco aumenta em momentos de tensão e ele é importante para a produção de serotonina

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

PILATES EMAGRECE?



Pilates é famoso por criar corpos alongados, torneados e em forma. Mas o emagrecimento não decorre exclusivamente da prática de Pilates, é necessário uma combinação de fatores como a prática frequente e uma alimentação equilibrada.

Veja abaixo como a prática de Pilates ajuda na perda de peso:

1. Os exercícios queimam calorias. A quantidade de calorias queimadas depende do tipo de corpo e do nível de esforço;
2. Criando massa muscular magra, como o Pilates faz, é uma das melhores maneiras de aumentar o seu potencial de queima de calorias;
3. Pilates tonifica e modela o seu corpo;
4. Uma das melhores maneiras de parecer e sentir-se mais magro e ter uma bonita postura. O Pilates faz isso enfatizando a manutenção de um bom alinhamento corporal;
5. Pilates promove uma respiração profunda e eficiente, o que é essencial para a queima de calorias e a regeneração de tecidos;
6. Ao se engajar em um progrma de exercícios, como o Pilates, ocorre uma melhora da auto-estima e um aumento da consciência para o estilo de vida. Ambos são associados com a perda de peso.
O Pilates é um programa que pode ajudar a manter os níveis de energia para todo o dia. No entanto, ele não é usado normalmente como um exercício aeróbio. Assim, algumas pessoas gostam de combinar Pilates com outros tipos de exercícios aeróbios (corrida, bike, natação, etc) de maneira a maximizar sua perda de peso.
Consulte um profissional qualificado e comece já a praticar esta atividabde. Você só tem a ganhar.

Caminhada + pilates, a combinação perfeita para secar gordura e chapar a barriga

Confira a matéria completa no site da Boa forma
http://boaforma.abril.com.br/edicoes/227/fechado/Fitness/conteudo_461.shtml



Pegamos emprestado do pilates um truque mágico que faz a sua caminhada queimar muito mais calorias (e, de quebra, ajuda a esculpir os músculos do abdômen!).
Quer saber como? Simples, basta manter a postura.


Calçar o tênis e sair andando já está de bom tamanho (a gente concorda que é bem difícil encaixar a atividade física na rotina). Mas fique sabendo que os mesmos 30 minutos de caminhada podem render muito mais benefícios se você der atenção especial à sua postura. “Se a coluna estiver curvada, a barriga solta e os ombros tensos, há uma sobrecarga muscular – em pouco tempo, o cansaço e as dores aparecem”, adverte Ivo Moraes da Silva, professor de quality run, programa voltado para a corrida na esteira, da academia Competition, em São Paulo. “Mas ao caminhar alinhada, o peso do corpo fica bem distribuído, um número maior de músculos são recrutados, o que proporciona aumento do gasto calórico e excelente definição muscular”, acrescenta o professor. Só que não basta encolher a barriga e estufar o peito feito general para desfilar uma boa postura. A grande sacada é fortalecer o abdômen, o verdadeiro responsável por um porte elegante – durante a caminhada e fora dela. “Não é à toa que, no pilates, chamamos toda a região que compreende os músculos abdominais e a lombar de core ou de centro de força do nosso corpo. O trabalho com foco nesse cinturão ajuda a harmonizar automaticamente o movimento das pernas e dos braços, além de exercitar intensamente a barriga”, ressalta Alfonso Carrillo, professor do The Pilates Studio, da academia Ecofit, também em São Paulo. A solução para melhorar o seu desempenho ficou clara: combinar numa aula inédita e exclusiva a consciência corporal (e a barriga lisinha) que os exercícios de pilates garantem com um treino básico, mas superdinâmico, de caminhada. É o caminho certo para atingir o seu objetivo.

Força na barriga com 15 minutos de pilates 

Fazendo estes exercícios quatro vezes na semana antes de caminhar, você será capaz de deixar o corpo alinhado naturalmente. São movimentos que vão ensinar a contrair o abdômen de forma eficiente — primeiro deitada, depois sentada e, por fim, em pé como na hora da caminhada. Sempre que ler ACIONE O CENTRO DE FORÇA, imagine que o seu corpo é uma ampulheta e que, a cada expiração, a cintura se afina tal qual o formato desse tipo de relógio. Isso ajuda o tronco crescer, ficar alongado. Para completar, pense no seu umbigo “colando” nas costas como se você estivesse fechando o zíper de uma calça justa. “Fique sempre atenta ao centro de força. Só assim dá para tirar proveito máximo da aula”, completa o professor Alfonso Carrillo.

- monotonia, + resultado na caminhada

Esta planilha é especial para acabar com o efeito platô — aquela dura realidade na qual o exercício estaciona. O treino muda todo dia e ora dá ênfase à parte aeróbica, ora exige força nas pernas. “Você vai variar o tempo, a intensidade e o tipo de terreno para turbinar o desempenho e acabar com a preguiça”, explica o professor Ivo Moraes da Silva. As inciantes devem diminuir a parte principal da tabela para 15 minutos. Se estiver escolada na malhação, aumente para 45 minutos. Tanto faz andar na rua ou na esteira. Mais importante: agora que já sabe como ACIONAR O CENTRO DE FORÇA, ative-o durante a caminhada e sinta, na barriga, a diferença.
seu treino nos mínimos detalhes 

segunda
aquecimento
- 10 min de caminhada leve
sensação de esforço - fácil
parte principal - 30 min de caminhada alternando 2 min intensos e 3 min moderados
sensação de esforço - confortável (forte sem ficar ofegante)
volta a calma - 5 min de caminhada leve
sensação de esforço - muito fácil
terça
aquecimento
- 10 min de caminhada progressiva
sensação de esforço - começa fácil e vai aumentando a intensidade
parte principal - 30 min de caminhada alternando terreno inclinado (percurso com ladeiras ou inclinação na esteira) e terreno plano
sensação de esforço - intensa
volta a calma - 5 min de caminhada leve
sensação de esforço - muito fácil
quarta
aquecimento - 5 min de caminhada leve
sensação de esforço - fácil
parte principal - 45 min de caminhada com intensidade moderada constante
sensação de esforço - confortável (forte sem ficar ofegante)
volta a calma - 5 min de caminhada leve
sensação de esforço - muito fácil
quinta
aquecimento
- 10 min de caminhada progressiva
sensação de esforço - começa fácil e vai aumentando a intensidade
parte principal - 30 min de caminhada alternando 4 min intensos e 2 min moderados
sensação de esforço - intensa
volta a calma - 5 min de caminhada leve
sensação de esforço - muito fácil
sexta
aquecimento - 5 min de caminhada leve
sensação de esforço - fácil
parte principal - 30 min de caminhada com intensidade moderada constante
sensação de esforço - confortável (forte sem ficar ofegante)
volta a calma - 5 min de caminhada leve
sensação de esforço - muito fácil

Vittalisa


www.vittalisa.com.br

A clínica Vittalisa surgiu de um trabalho iniciado pela Dra. Heloisa Barbosa Pudo no ano de 2006, sendo uma das primeiras a trazer a técnica do PILATES para Mogi das Cruzes
Nossa equipe é formada por fisioterapeutas que utilizam técnicas e métodos atualizados através de constante participações em congressos e cursos de especializações.
O nosso objetivo principal é proporcionar qualidade de vida aos nossos clientes e para tal estamos em constante evolução tanto na parte estrutural como em conhecimento dos nossos colaboradores.
Ligue para nós e marque uma visita sem compromisso para conhecer nossa infraestrutura e serviços disponíveis.
Será um prazer demonstrar como podemos aumentar a qualidade de vida e seu bem estar.
NOSSA EQUIPE
Dra. Heloisa Barbosa Pudo
Formada pela Faculdade Clube Nautico Mogiano em fisioterapia.
Pós Graduação: Osteopatia (cursando) - IDOT.
Cursos: Pilates,, RPG (método Souchard).
Dra. Mariana Prado da Fonseca
Formada pela Univrsidade de Mogi das Cruzes em fisioterapia.
Pós Graduação: Fisioterapia Músculo-esquelética - UMC.
Cursos: Pilates, RPG (método Souchard).
Dra. Carolina Cesar
Formada pela Universidade de Mogi das Cruzes em fisioterapia.
Pós Graduação: Ortopedia e Traumatologia - Santa Casa de Misericórdia - SP.
Cursos: Pilates.
Dra. Gleisa de Fátima Santiago dos Santos
Formada pela Faculdade Clube Nautico Mogiano em fisioterapia.
Pós Graduação: Fisioterapia Dermato-Funcional - CBES (cursando).
Cursos: Bambuterapia, Mobilização articular(conceito maitland)
Recursos terapêuticos manuais, Técnicas de Pompage.
Dra. Fernanda de Oliveira Leite
Formada pela Universidade de Mogi das Cruzes em fisioterapia.
Cursos: Pilates