FOTOS VITTALISA

sexta-feira, 19 de março de 2010

Pilates e o alongamento

Referência: http://o2porminuto.uol.com.br/scripts/materia/materia_det.asp?idMateria=3772

A prática desta atividade pode contribuir para a melhora do alongamento além de gerar maior flexibilidade para o corredor

Muito se discute e ainda nada há de definitivo sobre o quanto de alongamento e flexibilidade necessita o praticante de corrida para que seu desempenho durante as provas seja melhorado e do quanto esse treinamento realmente previne lesões ou, se o alongamento excessivo acaba prejudicando seu desempenho.

Discussões à parte, o método Pilates, pela sua própria filosofia de manutenção da saúde e harmonia corporal, sugere o caminho do meio, o caminho do equilíbrio.

É certo que o alongamento é indispensável não só para o corredor como para qualquer esportista ou praticante de atividade física.

O equilíbrio entre o desenvolvimento da força e da flexibilidade possibilita um funcionamento muscular econômico e eficiente, sem sobrecarregar articulações, diminuindo o risco de lesões.

É claro que um corredor não necessita da flexibilidade e do alongamento de um atleta de ginástica artística, mas ainda assim, é indispensável que o treinamento da flexibilidade e o alongamento façam parte de sua rotina semanal de treinamento.

Preferencialmente intercalada com os dias de treinos mais intensos, a prática de Pilates pode contribuir muito para relaxar tensões, reequilibrar grupos musculares altamente solicitados durante a corrida e, em contrapartida, estimular outros que são geralmente pouco trabalhados durante os treinos específicos.

A consciência da simetria corporal, o correto posicionamento das articulações antes de se executar o alongamento, por si só, já evita solicitações excessivas e indesejáveis da musculatura e das articulações e diminui o desconforto do alongamento.

Muitos não gostam de alongar porque julgam o alongamento altamente sacrificante e doloroso. Quando executado da forma correta, respeitando seus limites e progredindo de maneira gradativa, nada tem de desagradável.

Antes das provas, costumamos ver alguns participantes executando “malabarismos” totalmente dispensáveis, visivelmente alongando-se além do seu limite, sem a menor consciência do posicionamento correto de seu corpo.

Não existe a menor necessidade de grandes amplitudes articulares para que se alcance um alongamento eficiente, pelo contrário, a precisão e o controle corporal conseguidos com a prática de Pilates aumentam a consciência do próprio corpo e de seus limites.

“Menos é mais” pode ser aplicado também no treinamento de flexibilidade e alongamento, garantindo uma evolução segura e de fato qualitativa.

É possível desenvolver tanto a força como melhorar simultaneamente a flexibilidade, sem prejuízos articulares e ainda, aumentar o desempenho atlético de uma forma segura, desafiadora e agradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário