FOTOS VITTALISA

quinta-feira, 15 de abril de 2010

A Questão do Envelhecimento


O idoso ocupa, cada vez mais, papéis de destaque na sociedade brasileira: essa população representa um contingente de quase 15 milhões de pessoas com 60 anos de idade ou mais, ou seja, 8,6% da população brasileira. As mulheres são maioria, 8,9 milhões (62,4%) e têm, em média, 69 anos. Os resultados estão na nova publicação do IBGE, que traz números sobre a situação no Brasil.
Esse aumento de idosos levanta questões relevantes às suas necessidades específicas. No envelhecimento, ocorrem alterações fisiológicas, como perda degenerativa de massa e força muscular, que são reflexos dos efeitos somatórios da deterioração neuromotora progressiva e da redução na sobrecarga muscular. Esse fato é muito importante, pois influencia diretamente na autonomia do idoso, assim como o seu comprometimento postural. Além de se verificar o aumento da longevidade, cada vez mais se assiste a uma maior prevalência de dores na coluna nessa população.

A prevenção de doenças relacionadas à idade como cardiopatia e osteoporose, ajuda as pessoas a viverem mais tempo. O método Pilates é reconhecido por promover a melhora na estabilização da coluna lombar e o fortalecimento abdominal, ajudando a aumentar a qualidade de vida e reduzir dores.
Treinamentos com resistência moderada, como o Pilates, podem proporcionar aumento da síntese e retenção de proteínas, levando a uma perda mais lenta quando comparada ao que acontece a pessoas sedentárias. O número reduzido de repetições permite execuções corretas, mas sem chegar à exaustão – fator importante para os praticantes de mais idade. Variações da técnica podem ser criadas para atender a este grupo de pacientes, com aulas focadas no alinhamento postural, no treinamento de equilíbrio, na força muscular, na flexibilidade e na reeducação respiratória. A prevenção, outro ponto importante, também deve ser levada em conta para lidar com casos de perda de massa muscular e óssea, diminuição da flexibilidade, restrição dos movimentos articulares, entre outros.

Ao trabalhar todos os grupos musculares do corpo sem exagero, o aluno da melhor idade passa a ter uma maior consciência do próprio corpo. Sem contar que a atividade reinsere os praticantes no âmbito social, criando novos laços de amizade e momentos prazerosos.

Guia de Pilates – (ano 1, nº 1, pág. 57)

Nenhum comentário:

Postar um comentário