FOTOS VITTALISA

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

O VERÃO 2010 ESTÁ AI, ENTENDA OS TIPOS DE PELE - PELE BRANCA




Pele branca
Tende a ser normal, nem seca, nem oleosa. Contém pouca melanina, substância responsável pela proteção da pele
FOTOENVELHECIMENTO
O problema: Por conter menor quantidade de melanina, está menos protegida contra as radiações ultravioletas A e B. Consequentemente, esse tipo de pele fica mais propensa à aceleração do envelhecimento, desencadeado pela exposição ao sol.
Prevenção: A recomendação é usar fotoprotetor com FPS 15 no mínimo, diariamente. Produtos com ingredientes anti-aging (indicados na própria embalagem) garantem ainda uma proteção contra o envelhecimento precoce causado pelo sol. O uso de bonés, chapéus, óculos solares e guarda-sol é desejável. E evite a exposição solar entre as 10 e 16 horas, mesmo com filtro solar.
Tratamento: É feito a partir de procedimentos estéticos como peelings, laser, toxina botulínica e preenchimentos.
CÂNCER DE PELE
O problema: Surge devido ao efeito cumulativo da exposição solar sem proteção adequada. Existem diversos tipos de câncer de pele, sendo os mais comuns: carcinomas basocelulares (CBC); carcinomas espinocelulares (CEC); e melanoma cutâneo, o mais perigoso deles. As lesões podem se manifestar de diversas formas, desde feridas que não cicatrizam até manchas ou pintas escuras com bordas irregulares e assimétricas.
Prevenção: É importante utilizar fotoprotetor solar com FPS 15 no mínimo, diariamente, além de evitar hábitos como o tabagismo.
Tratamento: É feito por meio de cirurgia que remove a lesão. No caso do melanoma, podem ser necessários tratamentos adicionais, como a realização do linfonodo sentinela, técnica pouco invasiva feita nos casos em que não há evidência metástase.
ROSÁCEA
O problema: Doença crônica, de causa desconhecida. Caracteriza-se pelo aparecimento de eritema (vermelhidão) persistente ou recorrente, telangiectasias (vasinhos dilatados na superfície da pele) e inflamações, representadas por pápulas (bolinhas vermelhas), pústulas (bolas vermelhas com pus) e edema (inchaço).
Prevenção: A única maneira de evitar a piora dos sintomas é afastar todos os desencadeantes da doença, como bebidas alcoólicas, exposição solar, vento e ingestão de alimentos quentes.
Tratamento: O problema tem controle, mas não cura. Geralmente são utilizados antibióticos em gel ou creme, ácido azeláico, isotretinoína oral (Roacutan®) ou terapia com laser
Fotoenvelhecimento






Durante a vida, a pele sofre dois tipos de envelhecimento. O que acontece naturalmente com o passar dos anos, chamado intrínseco, e o causado por fatores ambientais, conhecido como extrínseco
A radiação solar é a grande responsável por esse último, pois seus os raios ultravioleta UVB, que atingem a epiderme, e UVA, que provocam danos à derme, causam problemas irreversíveis à pele, podendo provocar até mesmo câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário