FOTOS VITTALISA

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O VERÃO 2010 ESTÁ AI, ENTENDA OS TIPOS DE PELE - PELE NEGRA



Pele negra
Possui maior quantidade de melanina do que a pele branca, e tende a ser mais oleosa no rosto e seca no corpo
ESBRANQUIÇAMENTO
O problema: Às vezes, a pele negra pode perder a luminosidade e o brilho, efeito causado por desidratação (falta de líquidos no corpo), ou até mesmo falta de filtro solar, que provoca o ressecamento.
Prevenção: É importante beber bastante água (pelo menos dois litros diários) e manter a pele bem hidratada, além de utilizar o fundamental filtro solar, com FPS 15 no mínimo, diariamente.
Tratamento: Procure o dermatologista e peça ao médico um bom hidratante formulado à base de uréia e lactato de amônia, por exemplo. Esses ingredientes podem ajudar a pele a reter água e se manter hidratada.
PELOS ENCRAVADOS (FOLICULITE)
O problema: Tanto na pele morena quanto na negra, os folículos pilosos (locais onde estão os pelos) podem ser curvos, ou seja, quando os pelos crescem não conseguem sair totalmente, criando uma reação inflamatória conhecida por foliculite. O quadro pode evoluir com inflamação e infecção local, além de manchas escuras, principalmente se a pessoa tentar espremer ou cutucar o pelo encravado.
Prevenção: A única forma efetiva de se evitar a foliculite é com depilação a laser, que elimina os pelos definitivamente.
Tratamento: Pode ser tratada com géis de peróxido de benzoíla, antibióticos tópicos ou orais, dependendo da gravidade do caso, e depilação a laser.





QUELOIDES
O problema: Na pele negra, a atividade dos fibroblastos (células responsáveis pela cicatrização) é maior, então, há uma facilidade na formação de cicatrizes exuberantes ou elevadas, muitas vezes avermelhadas, escuras ou rosadas e, às vezes, brilhantes. Geralmente, surgem durante o processo de cicatrização cirúrgica, mas podem aparecer a partir de um trauma como um machucado ou de uma espinha inflamada.
Prevenção: Não existe como prevenir queloides, já que se trata de uma característica da pele. Para impedir o aparecimento, é preciso evitar todo tipo de trauma ou corte na pele, como machucados e cirurgias.
Tratamento: Assim como as cicatrizes exuberantes, pode ser tratado com géis ou placas de silicone, infiltração intralesional de corticoides, cirurgia, laser e betaterapia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário