FOTOS VITTALISA

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

CRAVOS?





A gente responde suas dúvidas

A adolescência ficou para trás, mas o seu rosto insiste em apresentar pontinhos pretos.Culpa do excesso de oleosidade da pele,que pode atrapalhar mulheres de todas as idades.As dermatologistas ÁUREA LOPES e MÔNICA CARVALHO, ambas de São Paulo,explicam como ficar livre desse problema.

* Porque o cravo se forma?
Ele nada mais é do que um acúmulo de sebo que foi formado pela glândula sebácea e ficou retido dentro do póro .Existem dois tipos: o aberto, que tem a pontinha preta, e o fechado, com um tom esbranquiçado, que fica dentro de uma espécie de cápsula.

*Os pontos pretos têm a ver com sujeira?
Não.A ponta do sebo retido dentro do poro ganha essa tonalidade porque escurece em contato com a luz.O cravo não é conseqüência de falta de limpeza,mas do excesso de óleo na pele.A confusão pode ser feita porque a oleosidade, geralmente,é controlada com sabonetes e loções adstringentes.

*O cravo aparece mais no verão?
Nessa época, com o calor, há um aumento da produção de oleosidade.Isso se reflete no rosto, principalmente na zona T- testa,nariz e queixo-, áreas mais suscetíveis à ação das glândulas sebáceas.

*Quem tem muito cravo  vai também ter espinhas?
Não necessariamente.Mas toda espinha é, sim, uma evolução do cravo, que, por algum motivo, infeccionou.Quando você espreme um ponto preto,por exemplo,leva bactérias ao poro e ele inflama,formando a pústula (aquela pontinha amarelada) e deixando a lesão avermelhada e dolorida. Mas dá para evitar o processo usando produtos corretos e não cutucando o rosto.

*Que tipo de cosmético devo usar?
Para evitar a formação dos cravos, é importante optar por produtos que controlem a oleosidade- eles vão agir direto na causa do problema.Procure por sabonetes,esfoliantes (recomendado apenas duas vezes por semana) e loções adstringentes à base de ácido salicílico,ácido glicólico,peróxido de benzoíla,entre outros ativos.Peles oleosas também precisam de hidratação.Em vez de creme,escolha loção,gel ou creme-gel,que garantem um toque seco.Há ainda os produtos que prometem controlar o brilho da pele,pois absorvem o excesso de oleosidade.Leia no rótulo.

*Limpeza de pele funciona?
Sim, e muito.É a forma mais indicada para extrair os cravos já existentes.Graças ao uso do vapor,a esteticista amolece a queratina dentro dos poros e removê-a com facilidade.Ela também segue uma série de cuidados com a higiene,o que diminui o risco de contaminação.Existe a limpeza de pele manual e a por sucção – um aparelho “suga” o cravo por meio de vácuo.Grande parte dos dermatologistas indica a manual, por ser mais eficiente.

BOA FORMA- DEZEMBRO DE 2008
ANO 22 / EDIÇÃO 260

Enviado pela Dra. Gleisa de Fátima Santiago dos Santos (Estética Vittalisa);

Nenhum comentário:

Postar um comentário